Para pacientes com certas doenças cardíacas, o uso de uma bomba de balão intra-aórtica é uma maneira eficaz de ajudar o coração a fazer seu trabalho. O balão intra-aórtico ajuda aumentando a quantidade de oxigênio para o coração enquanto diminui a sua carga de trabalho.
Centenas de milhares de pacientes em todo o mundo passam por este procedimento a cada ano.
Aqui estão algumas razões do porquê:
• Para ajudar o coração durante ou após um ataque cardíaco;
• Ajudar o coração durante ou após um procedimento para desobstruir uma artéria bloqueada com por exemplo a colocação de um stent coronário;
• Para auxiliar o coração durante ou após a cirurgia de revascularização do miocárdio
Geralmente, a terapia com bomba de balão dura de algumas horas a vários dias dependendo da quantidade de ajuda que o coração precisa.
O coração
O coração é uma bomba muscular com um trabalho muito exigente: bombear sangue rico em oxigênio para todas as partes do corpo. Depois que os tecidos do seu corpo absorvem o oxigênio necessário, o sangue sem oxigênio é devolvido às duas câmaras no lado direito do seu coração. Essas câmaras bombeiam o sangue para os pulmões, onde são reabastecidos com oxigênio fresco e retornam ao lado esquerdo do coração.
Durante a fase de trabalho do coração, as duas câmaras esquerdas do seu coração bombeiam novamente o sangue oxigenado por todo o corpo. O sangue rico em oxigênio deixa seu coração através da aorta, que é a maior artéria do seu corpo.
Obviamente, seu coração precisa de seu próprio suprimento contínuo de combustível para trabalhar com eficiência. Possui uma rede de linhas de suprimento de oxigênio chamadas artérias coronárias, que começam na base da aorta e envolvem o músculo cardíaco da mesma forma que os dedos da mão envolvem uma bola.
Seu coração, assim como o encanamento em sua casa, suas artérias coronárias podem ficar entupidas.
A doença arterial coronariana se desenvolve quando depósitos de gordura chamados de placa se acumulam no revestimento interno das artérias o que pode causar várias coisas:
• O revestimento da artéria se torna mais espesso e mais áspero;
• O acúmulo de placa torna mais difícil o fluxo de sangue através da artéria;
• O coração precisa trabalhar mais para bombear sangue;
• A placa pode se romper causando um coágulo sanguíneo que pode bloquear completamente a artéria o que interrompe o suprimento de sangue ao músculo cardíaco.
Se uma ou mais artérias ficam bloqueadas o tecido cardíaco não recebe o suprimento sanguíneo necessário para funcionar. Os resultados podem variar de leve dor no peito (angina) a um ataque cardíaco grave.
Tratamento com balão intra-aórtico
Quando seu coração não possui oxigênio suficiente devido a artérias coronárias bloqueadas ou outros problemas cardíacos ele deve trabalhar mais para fornecer oxigênio ao corpo. O tratamento com balão intra-aórtica ajuda a restaurar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio necessária para o coração e outros órgãos funcionarem adequadamente.
Esta terapia tem dois componentes. Um é um cateter de balão fino que é posicionado na sua aorta após ser introduzido através de uma artéria na perna. O segundo é a próprio equipamento. O equipamento de Balão Intra-aórtico possui uma bomba que infla e esvazia continuamente o cateter de balão em sincronia com o batimento cardíaco.
O balão intra-aórtico auxilia o coração durante a fase de repouso e de trabalho. Na fase de descanso do coração, o balão infla, empurrando mais sangue rico em oxigênio para as artérias coronárias. Na fase de trabalho do coração, o balão esvazia, diminuindo a pressão sanguínea na aorta, o que facilita a ejeção do sangue. Isso retira a carga de trabalho do coração, permitindo que ele funcione com mais eficiência.Provavelmente, a terapia será iniciada em um laboratório de cateterismo cardíaco ou em uma sala de cirurgia; e depois, você será levado a uma unidade de terapia intensiva.